Costela-de-Adão: Como Cuidar Passo a Passo!
Costela-de-Adão é uma planta versátil que se adapta a diferentes ambientes tanto interiores como exteriores e quanto ao tamanho, podendo ser acondicionada em vasos grandes ou pequenos.
Tropical e charmosa, as costelas de Adão são plantas que ficam perfeitas no jardim e dentro de casa.
Eles vêm da América Central, onde o apelido é “quero suizo”, que significa “queijo suíço” em português. O termo é dado pelos buracos típicos nas folhas.
Costela-de-Adão: Gênero e espécie
Existem muitas plantas do gênero Monsteras, mas a Monstera deliciosa é a mais comum. Raramente produzem flores e frutos, principalmente quando mantidos em ambientes fechados.
Costela-de-Adão: Cuidados

- ILUMINAÇÃO:
Quando pensamos em florestas tropicais, a floresta densa oferece sol moderado devido à cobertura das árvores mais altas.
As costelas de Adão também gostam de luz, mas sem exagerar. Eles sobrevivem bem em luz indireta ou em locais que recebem luz apenas durante parte do dia.
Se as folhas ficarem amarelas, é um sinal de que a planta está recebendo muito sol.
- PREPARO SOLO:
Eles precisam de boa drenagem e solo fresco para crescer.
Uma boa dica para estender a vida da espécie é trocar o vaso a cada ano para que ele continue a florescer, e sempre opte por um tamanho um pouco maior.
Se você acha que o tamanho da planta é suficiente para decorar sua casa, mantenha-a no mesmo recipiente e certifique-se de que o solo esteja sempre nutritivo e bem drenado.
- COMO REGAR:
Considere a lógica da biologia: quanto mais largas as folhas, mais espaço para a água evaporar.
Portanto, é necessário regar o solo cerca de duas vezes por semana, dependendo de onde a planta está instalada.
No inverno, por exemplo, essa frequência é reduzida para uma vez por semana ou a cada 15 dias.
Para saber se a planta precisa de mais água, o ideal é verificar sempre o solo, para que esteja seco antes de receber a água.
Para ter certeza de que a planta necessita de hidratação, toque o solo, afundando os dedos até quatro centímetros no solo. Depois de retirar a mão, se o dedo ainda estiver seco, é hora de molhar.
Para ter certeza de que a planta necessita de hidratação, toque o solo, afundando os dedos até quatro centímetros no solo. Depois de retirar a mão, se o dedo ainda estiver seco, é hora de molhar.
Evite fazer isso com a Costela-de-Adão:

Evite plantar outras espécies no mesmo vaso da costela de Adão, pois elas secretam substâncias químicas pelas raízes que podem inibir o crescimento de outras plantas.
Além disso, não submeta o sistema a mudanças extremas no ambiente, como locais com ar condicionado ou aquecimento.
Não deixe que o vento quente ou frio atinja as folhas diretamente.